Yorkshire Terrier
 Gosta de estar perto de pessoas da família, participando de tudo. É um animal que se mantém atento a qualquer tipo de ruído, dando o alerta assim que percebe que algo fora do normal está acontecendo. Os Yorkshires são carinhosos, meigos, inteligentes, dóceis, obedientes, não tem mania de destruição, mas estão sempre procurando novidades. Embora pequeno e com estrutura frágil, o yorkie, desde que não seja miniaturizado, não tem predisposição particular a doenças sérias.

 

Shih Tzu
 O Shih Tzu encarna com perfeição o modelo de cão de colo e companhia. Apesar de ser um cão de personalidade forte, e que facilmente domina os seus donos, é, entre os cães de companhia, um dos que mais é afeito a horas de colo e à interação com as pessoas da família, apesar de serem menos ativos do que outras raças do mesmo porte, como os Yorkshire. Extremamente dóceis e apegados ao contato humano não são do tipo que exige afagos o tempo todo e muitas vezes podem até se mostrar mais independente, como o seu parente Lhasa apso. Por essa característica também são mais aptos a ficarem por mais tempo sozinhos, sem destruir a casa ou latir em excesso. Quando treinados para necessidades fisiológicas, tornam-se muito higiênicos. Não dormem em locais usados para suas necessidades. Todas as cores são permitidas. Uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda é altamente desejada nos particolores. Os Shih-Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares particoloridos tenham uma marca branca na cabeça. As cores mais comuns são os particoloridos branco e dourado, preto e branco, branco e fígado, branco e mogno; Os tricolores, que são mesclas das 3 cores, branco, dourado(marrom) e preto. Existem também os de côr sólida dourado, fígado, mogno, e preta. Os cães sólidos podem apresentar uma cor branca no peito, patas, barriga e alguns poucos traços de branco.
Maltês
 Um cachorro extremamente carinhoso, leal e corajoso, embora seu tamanho não lhe atribua à guarda, é um exímio cão de alerta. Sua principal característica é ser um cão de companhia de primeira classe. Afetuoso com todos os familiares, o Maltês é daqueles que festejam cada um dos moradores da casa e que fazem questão de estar próximos das pessoas e quase sempre há alguém eleito como dono principal. O maltês além de elegante é bastante expressivo e vivaz, se adaptam facilmente a moradia. Não são destruidores.
Biewer Terrier

o Biewer Terrier tem um temperamento muito alegre e divertido. Embora, às vezes, travesso, é muito obediente
e companheiro leal. Estável e sociável tanto com os humanos e com outros cães,adaptando-se perfeitamente a todos os estilos de vida.
Spitz Alemão

 O spitz alemão é um cão muito fácil de ser adestrado e encara o treinamento de forma tranquila e agradável.

 

 É excelente como cão de companhia e também de guarda, apesar de seu tamanho.

 

 Está quase sempre alegre e bem humorado. São simpáticos e animados.

 

 É muito dócil, calmo e fiel aos donos. Com relação aos estranhos, costuma ter um temperamento mais atendo e desconfiado.

 

Gosta muito de companhia, logo, pode apresentar tristeza caso fique algum tempo sozinho (precisam ser treinados para estas situações).

 

 São ativos e independentes. 


 


É um cachorro muito esperto e inteligente.